quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

DIA DO INDIO


Dia do índio. 19 de Abril (um pouco da história dos indígenas brasileiros)

Um provérbio indígena questiona se somente quando for cortada a última árvore, pescado o último peixe, [BP]poluído o último rio[/BP], é que as pessoas vão perceber que não podem [BP]comer dinheiro[/BP].”

Em 1500 quando os portugueses descobriram o Brasil havia cerca de [BP]6 milhões de índios[/BP] em nosso país.
A partir dos anos 50 a população indígena havia caído para 100.000, número este que melhorou com o tempo chegando aos dias de hoje com cerca de [BP]300.000 índios[/BP], contando os que vivem em marta fachada e com os que ivem em centros urbanos.
Não foi apenas a quantidade populacional que sofreu drásticas mudanças não. A cultura indígena também foi abalada. Quando os portugueses chegaram aqui haviam cerca de 1.300 tipos de línguas diferentes entre os indígenas e hoje este número caiu para apenas 180. O pior é que cerca de 35% dos 210 povos com culturas diferentes hoje têm menos de 200 pessoas.
Mas aparentemente a situação dos índios está mudando pois hoje em dia estão nascendo muitas crianças indígenas e com isto a população irá aumentar gradativamente.
Por fim vamos falar sobre a criação do Dia do Índio que ocorreu durante a realização do I Congresso Indigenista Interamericano no México, em 1940. Os índios foram convidados a participarem, mas acostumados com perseguições e traições, recusaram. Dias depois, convencidos da importância do Congresso na luta pela garantia de seus direitos, os índios resolveram comparecer. A partir de então, esse dia foi dedicado à comemoração do Dia do Índio, 19 de Abril.
Fontes: http://www.ambientebrasil.com.br/,http://www.velhosamigos.com.br/
***
AMOR DE ÍNDIO
Tudo que move é sagrado E remove as montanhas Com todo cuidado, meu amor Enquanto a chama arder Todo dia te ver passar Tudo viver a teu lado Com o arco da promessa Do azul pintado pra durar Abelha fazendo mel Vale o tempo que não A estrela caiu do céu o pedido que se pensou o destino que se cumpriu De sentir seu calor e ser todo Todo dia é de viver Para ser o que for e ser tudo Sim, todo amor é sagrado e o fruto do trabalho É mais sagrado, que meu amor A massa que faz o pão Vale a luz do teu suor Lembra que o sono é sagrado E alimenta de horizontes o tempo acordado de viver No inverno te proteger No verão sair pra pescar No outono te conhecer Primavera poder gostar No Estio me derreter Pra na chuva dançar e andar junto o destino que se cumpriu De sentir seu calor e ser tudo. Beto Guedes
***
Índio cara pálida
***
Sou índio, sou brasileiro,
Não bugre, bicho-do-mato;
Deste país fui o primeiro
Habitante, filho nato.
Por este solo lutei,
Derramei sangue, deitei,
Mas hoje é preciso lei
Pra me livrar do insensato.
***
Querem me tornar igual
Ao cara pálida meu irmão,
E nessa luta desigual
Sofro discriminação;
Sofro com a falta da terra,
Da caça, pesca e da guerra,
Dos rios, da lua, da serra
E da minha Índia-Nação.
***
Sirvo de tese na escola
Do povo branco-irmão,
Mas vivo quase de esmolas,
Passando de mão em mão.
Sou chamado de inocente,
De bebedor de aguardente,
Protegido, impertinente,
E pouco tenho razão.
***
Figura exótica, caboclo,
Selvagem, desaldeado,
Primitivo e até de louco
Muitos já têm me chamado;
Mas poucos podem entender
Meu problema e resolver,
Sem injustiça fazer
Ao meu povo maltratado.
***
Sou índio, é bem verdade,
Sou de raça diferente,
Que só quer dignidade
E viver em paz, livremente.
Não quero paternalismo,
Nem exibicionismo;
Chega de canibalismo,
Chega de ser indigente.
***
Mas sou índio-cara-pálida,
À força me acostumei;
Os males que hoje colho
Não fui eu que os plantei.
Sejam mais inteligentes...
Quero viver como gente,
Do meu modo diferente
No Brasil-índio que herdei.
***
Uma Pátria só é livre
Livrando-se do preconceito;
Só é grande se ela vive
Na justiça e no respeito,
Respeito pelo seu povo,
Pelo velho e pelo novo;
Pra ser país grandioso,
Todos têm que ter direito.
***
Índio não quer ser branco,
Nem ser último, nem primeiro;
Índio não quer o seu santo
Nem morar noutro terreiro.
Índio só quer ser irmão,
Bom amigo, cidadão,
Filho da mesma nação;
Ser índio, ser brasileiro.
***
frazão my brother

E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; (Ap.5.9)
*************************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário