quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

DIA DO INDIO


Dia do índio. 19 de Abril (um pouco da história dos indígenas brasileiros)

Um provérbio indígena questiona se somente quando for cortada a última árvore, pescado o último peixe, [BP]poluído o último rio[/BP], é que as pessoas vão perceber que não podem [BP]comer dinheiro[/BP].”

Em 1500 quando os portugueses descobriram o Brasil havia cerca de [BP]6 milhões de índios[/BP] em nosso país.
A partir dos anos 50 a população indígena havia caído para 100.000, número este que melhorou com o tempo chegando aos dias de hoje com cerca de [BP]300.000 índios[/BP], contando os que vivem em marta fachada e com os que ivem em centros urbanos.
Não foi apenas a quantidade populacional que sofreu drásticas mudanças não. A cultura indígena também foi abalada. Quando os portugueses chegaram aqui haviam cerca de 1.300 tipos de línguas diferentes entre os indígenas e hoje este número caiu para apenas 180. O pior é que cerca de 35% dos 210 povos com culturas diferentes hoje têm menos de 200 pessoas.
Mas aparentemente a situação dos índios está mudando pois hoje em dia estão nascendo muitas crianças indígenas e com isto a população irá aumentar gradativamente.
Por fim vamos falar sobre a criação do Dia do Índio que ocorreu durante a realização do I Congresso Indigenista Interamericano no México, em 1940. Os índios foram convidados a participarem, mas acostumados com perseguições e traições, recusaram. Dias depois, convencidos da importância do Congresso na luta pela garantia de seus direitos, os índios resolveram comparecer. A partir de então, esse dia foi dedicado à comemoração do Dia do Índio, 19 de Abril.
Fontes: http://www.ambientebrasil.com.br/,http://www.velhosamigos.com.br/
***
AMOR DE ÍNDIO
Tudo que move é sagrado E remove as montanhas Com todo cuidado, meu amor Enquanto a chama arder Todo dia te ver passar Tudo viver a teu lado Com o arco da promessa Do azul pintado pra durar Abelha fazendo mel Vale o tempo que não A estrela caiu do céu o pedido que se pensou o destino que se cumpriu De sentir seu calor e ser todo Todo dia é de viver Para ser o que for e ser tudo Sim, todo amor é sagrado e o fruto do trabalho É mais sagrado, que meu amor A massa que faz o pão Vale a luz do teu suor Lembra que o sono é sagrado E alimenta de horizontes o tempo acordado de viver No inverno te proteger No verão sair pra pescar No outono te conhecer Primavera poder gostar No Estio me derreter Pra na chuva dançar e andar junto o destino que se cumpriu De sentir seu calor e ser tudo. Beto Guedes
***
Índio cara pálida
***
Sou índio, sou brasileiro,
Não bugre, bicho-do-mato;
Deste país fui o primeiro
Habitante, filho nato.
Por este solo lutei,
Derramei sangue, deitei,
Mas hoje é preciso lei
Pra me livrar do insensato.
***
Querem me tornar igual
Ao cara pálida meu irmão,
E nessa luta desigual
Sofro discriminação;
Sofro com a falta da terra,
Da caça, pesca e da guerra,
Dos rios, da lua, da serra
E da minha Índia-Nação.
***
Sirvo de tese na escola
Do povo branco-irmão,
Mas vivo quase de esmolas,
Passando de mão em mão.
Sou chamado de inocente,
De bebedor de aguardente,
Protegido, impertinente,
E pouco tenho razão.
***
Figura exótica, caboclo,
Selvagem, desaldeado,
Primitivo e até de louco
Muitos já têm me chamado;
Mas poucos podem entender
Meu problema e resolver,
Sem injustiça fazer
Ao meu povo maltratado.
***
Sou índio, é bem verdade,
Sou de raça diferente,
Que só quer dignidade
E viver em paz, livremente.
Não quero paternalismo,
Nem exibicionismo;
Chega de canibalismo,
Chega de ser indigente.
***
Mas sou índio-cara-pálida,
À força me acostumei;
Os males que hoje colho
Não fui eu que os plantei.
Sejam mais inteligentes...
Quero viver como gente,
Do meu modo diferente
No Brasil-índio que herdei.
***
Uma Pátria só é livre
Livrando-se do preconceito;
Só é grande se ela vive
Na justiça e no respeito,
Respeito pelo seu povo,
Pelo velho e pelo novo;
Pra ser país grandioso,
Todos têm que ter direito.
***
Índio não quer ser branco,
Nem ser último, nem primeiro;
Índio não quer o seu santo
Nem morar noutro terreiro.
Índio só quer ser irmão,
Bom amigo, cidadão,
Filho da mesma nação;
Ser índio, ser brasileiro.
***
frazão my brother

E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; (Ap.5.9)
*************************************************************************************

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

DIA DO IDOSO


ORIGEM DO DIA DO IDOSO - 27 DE SETEMBRO

O Dia Nacional do Idoso foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação do idoso no País, seus direitos e dificuldades.
A população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta.
O Brasil, que já foi celebrado como o país dos jovens, tem hoje cerca de 13,5 milhões de idosos, que representam 8% de sua população. Em 20 anos, o País será o sexto no mundo com o maior número de pessoas idosas. O dado serve de alerta para que o governo e a sociedade se preparem para essa nova realidade não tão distante.
O avanço da medicina e a melhora na qualidade de vida são as principais razões dessa elevação da expectativa de vida em todo o mundo. Apesar disso, ainda há muita desinformação sobre as particularidades do envelhecimento e o que é pior: muito preconceito e desrespeito em relação às pessoas da terceira idade, principalmente nos países pobres ou em desenvolvimento. No Brasil, são muitos os problemas enfrentados pelos idosos em seu dia-a-dia: a perda de contato com a força de trabalho, a desvalorização de aposentadorias e pensões, a depressão, o abandono da família, a falta de projetos e de atividades de lazer, além do difícil acesso a planos de saúde são os principais.
Segundo pesquisa do IBGE, em 1999, apenas 26,9% do total de idosos no País possui algum plano de saúde, sendo que em algumas regiões como o Nordeste essa taxa ainda cai para 13%. As mulheres são ainda mais afetadas, porque vivem mais tempo e, em geral, com menos recursos e menos escolaridade.
Diante desse quadro, o governo brasileiro precisa elaborar, o mais rápido possível, políticas sociais que preparem a sociedade para essa mudança da pirâmide populacional.

(Fonte: Jornal A Voz da Serra, de Nova Friburgo-RJ).
Em Portugal, o dia do idoso é comemorado no primeiro dia do mês de Outubro.
***
VERSOS PARA OS IDOSOS
***
Meus avós eram velhinhos
Meu pai e minha mãe
Tão velhinhos que ficaram
Agora os anos passaram
E eu estou velhinha também.
***
Parece que estou a ver
Quando eu era rapariga
Agora mas que chatice
Estou entregue à velhice
Porque a idade me obriga.
***
O MEU ROSTO JÁ VELHINHO
***
Eu olhei as minhas mãos
E o meu cabelo branquinho
Aí chorei de desgosto
Quando olhei para o meu rosto
Meu Deus como está velhinho.
***
Ali fiquei a chorar
Quase não podia falar
Fiquei triste e amargurada
***
Fiquei desiludida
Sempre tratei bem a Vida
E ela não me deixou nada.
***
posted by Pedro @ 10:22 PM
***
Não chames velhos aos velhinhos
E não vás continuando
Nem faças sacrifício
Porque tu sem dares por isso
Para lá vais caminhando.
***
Um dia quando fores velho
Também te irão chamar
Aí começas a sofrer
Que o tempo passa a correr
Quando a velhice chegar.
***
Um dia me chamaram velha
Eu fiquei triste porém
Agora o tempo passou
E quem velha me chamou
Já está velhinha também.
***
Dêem-lhe amor e carinhos
E não os tratem diferente
Não os deixem estar sozinhos
Tratem bem os velhinhos
Porque eles também são gente.
***
O idoso tem experiências
O idoso tem lições para ensinar
tem muita maturidade
Podemos com ele conta.
***
DIANTE DAS CÃS TE LEVANTARÁS, E HONRARÁS A FACE DO VELHO, E TERÁS
TEMOR DO TEU DEUS. EU SOU O SENHOR (LV.19.32).
*************************************************************************************

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

DIA DO MEDICO




18 DE OUTUBRO - DIA DO MEDICO


No dia 18 de Outubro, comemora-se o dia daquele que se preocupa com a nossa saúde, e não sossega enquanto a gente não fica bom. Ele é o médico, seja pediatra, ginecologista, oncologista ou clínico geral, não importa a especialidade.
É sábio conhecedor de cada parte do corpo humano, sabendo o que devemos fazer quando algo não vai bem em nosso organismo. É ele quem investiga as causas das doenças humanas, buscando sua prevenção e cura.
A data 18 de Outubro foi escolhida em homenagem a São Lucas, padroeiro da medicina e consta como dia do santo pela tradição litúrgica.
São Lucas exercia a profissão de médico e também tinha vocação pela pintura. Escreveu o terceiro evangelho e o "ato dos apóstolos" da Bíblia Sagrada. Acredita-se que veio de família abastada pelo seu estilo literário.
Nasceu na Turquia no século I, quando esta ainda se chamava Antioquia. Discípulo de São Paulo, ele o seguiu em missão, sendo chamado pelo religioso de "colaborador" e "médico amado".
A medicina é a ciência que investiga a natureza e a origem das doenças do homem de modo a preveni-las, controlá-las e curá-las, preservando assim a saúde das pessoas. A palavra deriva do verbo latino mederi que significa curar e tratar.
A ciência surge de forma experimental, como resultado de experiências com técnicas ainda rudimentares (como tomar banho frio para baixar a febre, por exemplo). Desenhos rupestres mostram que na pré-história o homem já reconhecia algumas doenças e o efeito terapêutico de plantas curativas, além do calor, frio e luz solar.
Somente no final do século é que se inicia a medicina moderna com o estudo da anatomia humana. Em 1543, o médico André Vesálio publica "A organização do corpo humano" com descrições e detalhes do corpo humano, representando um grande avanço na medicina ainda incipiente. Para conceber a obra, André usou a técnica de dissecação de cadáveres, tendo sido, por isso, condenado à morte pela Inquisição.
***
Fonte: IBGE Teen
***
HOMENAGENS AO DIA DO MEDICO.
***
Há médicos do corpo e "médicos da alma".
Felizes são aqueles que, como você, conseguem reunir as duas profissões.
Parabéns!
***
Aproveito esta data para dizer do meu respeito e carinho por sua profissão.
Admiro sua devoção por ela.
Nossa família lhe deve esse reconhecimento.
Feliz dia do Médico!
***
Presto minha homenagem aos guardiões da saúde,
escolhendo você como representante desta classe.
A escolha não foi por acaso.
***
O resultado de seu trabalho.
Parabéns pelo seu dia!Ao Dr....,
no Dia do Médico, com toda admiração e gratidão de....
Nosso médico é o nosso anjo da guarda e a sua data merece ser comemorada.
Parabéns pelo Dia do Médico.
***
Quando nascemos, recebemos diferentes missões.
A sua missão é de salvar vidas!
***
Pelo talento de suas mãos,
transforma todo homem em bonança.
***
Sua alma não se contém
diante do desespero de uma
criança ou de um idoso
***
Por isso, você vai operando
milagres, trazendo esperança
a corações desesperançados.
Falar de seu ofício de médico
não é fácil.
***
Existem muitas dificuldade se seu trabalho é incansável.
Sabemos que você o faz por amor ao ser humano,
altruísta sempre.
***
Não há tempos, nem momentos para fazer o bem,
por isso, devemos a você nossa saúde.
Você não escolhe dia para exercer a sua profissão.
Para você, todo dia é dia de salvar vidas.
***
Por isso, seremos sempre gratos e
rendemos nossas
homenagens.
***
Nosso sincero agradecimento de quem sabe que,
sem você, nossa vida não seria tão feliz.
Feliz dia do médico! (desconheço o autor)
A todos os médicos as nossas mais sinceras homenagens.
***
Idalina Onofre
***
Saúda-vos Lucas, o médico amado, e Demas. (Cl.4.14)
*************************************************************************************

DIA DO AMIGO


ORIGEM DO DIA DO AMIGO

Dia do amigo. O dia do amigo foi adotado em Buenos Aires, Argentina, com o Decreto nº 235/79,sendo que foi gradualmente adotado em outras partes do mundo.Foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro.Ele se inspirou na chegada do homem à lua, em 20 de Julho de 1969, considerando a conquista não somente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo.Assim, durante um ano, o argentino divulgou o lema"meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro". No Brasil, o dia 20 de Julho também foi adotado como sendo o dia do Amigo.Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo,o dia 20 de Julho é o Dia do Amigo, é quando as pessoas trocam presentes, se abraçam e declaram sua amizade umas as outras, na teoria. Dia da Amizade Em outros países, tais como os Estados Unidos,comemora-se, no primeiro domingo de Agosto,o Dia Internacional da Amizade(Internacional Friendship Day em inglês).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
**
DA DISCRIÇÃO
***
Não te abras com teu amigo
Que ele um outro amigo tem.
E o amigo do teu amigo
Possui amigos também...

Mário Quintana
***
Soneto do amigo
***
Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.
***
É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.
***
Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.
***
O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica...

Vinicius de Moraes
***
Alfabeto do amigo
***
A ceita você como você é.B ota fé em você.C hama-o ao telefone só pra dizer oi.D á-lhe amor incondicional.E nsina-lhe o que sabe de bom.F az-lhe favores que os outros não fariam.G rava na memória bons momentos passados com você.H umor não lhe falta pra fazer você sorrir.I nterpreta com bondade tudo o que você diz.J amais o julga, esteja você certo ou errado.L ivra-o da solidão.M anda-lhe pensamentos de ternura e gratidão.N unca o deixa em abandono.O ferece ajuda quando vê sua necessidade.P erdoa e compreende suas falhas humanas.Q uer vê-lo sempre feliz.R i com você e chora quando você chora.S empre se faz presente nos momentos de aflição.T oma suas dores e evita que o maltratem.U m sorriso seu basta para fazê-lo feliz.V ence o inimigo invencível junto com você.X inga e briga por você.Z ela, enfim, pela jóia que você representa.

EM TODO O TEMPO AMA O AMIGO;
E NA ANGUSTIA NASCE O IRMÃO (PV.17:17).

*************************************************************************************

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

DIA DA BANDEIRA


A bandeira do Brasil foi instituída a 19 de novembro de 1889, ou seja, 4 dias depois da Proclamação da República. É o resultado de uma adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro. Neste contexto, em vez do escudo Imperial português dentro do losango amarelo, foi adicionado o círculo azul com estrelas na cor branca.

Existem normas específicas nas dimensões e proporções do desenho da Bandeira Brasileira. Ela tem o formato retangular, com um losango amarelo em fundo verde, sendo que no centro a esfera azul celeste, atravessada pela faixa branca com as palavras Ordem e Progresso em letras maiúsculas verdes. Essa faixa é oblíqua, inclinada da esquerda para direita. No círculo azul estão 27 estrelas, que retratam o céu do Rio de Janeiro, incluindo várias constelações, como, por exemplo, o Cruzeiro do Sul. As estrelas representam simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federal. A única estrela que fica na parte superior do círculo representa o estado do Pará.
A Bandeira Nacional é hasteada de manhã e recolhida na parte da tarde. Ela não pode ficar exposta à noite, a não ser que esteja bem iluminada. É obrigatório o seu hasteamento em órgãos públicos (escolas, ministérios, secretarias de governo, repartições públicas) em dias de festa ou de luto nacional. Nos edifícios do governo, ela é hasteada todos os dias. Também é exposta em situações em que o
Brasil é representado diante de outros países como, por exemplo, em congressos internacionais e encontros de governos.
O dia 19 de Novembro é comemorado, em todo o território nacional, como o
Dia da Bandeira. Nesta data ocorrem comemorações cívicas, acompanhadas do Hino à Bandeira

Curiosidade: As quatro cores da Bandeira Nacional representam simbolicamente as famílias reais de que descende D.Pedro I, idealizador da Bandeira do Império. Com o passar do tempo esta informação foi sendo substituída por uma adaptação feita pelo povo brasileiro. Dentro deste contexto, o verde passou a representar as matas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul o seu céu e o branco a paz que deve reinar no Brasil.
HOMENAGENS AO DIA DA BANDEIRA
***
Alta, nas nuvens e nos ventos, alta,
no turbilhão se enrola e se levanta.
Como a bandeira de heroísmo salta!
Como a bandeira de heroísmo canta!

Ondeia audaz. Sonha nos grandes mastros
por entre incandescências de arrebóis.
Vibram em suas asas de ouro e de astros
as almas legendárias dos heróis.

Oh contemplar assim, por toda a vida,
os seus clarões sublimes e supremos!
Resplende, em sua rama enflorescida,
o céu de estrelas sob o qual nascemos.

No exílio… à morte, pela terra imensa,
possamos vê-la rútila e imortal…
e se a tivermos sobre nós suspensa
nós dormiremos sob o céu natal.
***
Retirado de: A Estrela Azul: poemas para crianças, 1940 em Poemas Completos de Murillo Araújo

Vós, todos os habitantes do mundo, e vós os moradores da terra, quando se arvorar a bandeira nos montes, o vereis; e quando se tocar a trombeta, o ouvireis. (Is.18.3)
*************************************************************************************

DIA DA ARVORE

ORIGEM
A primeira data oficial foi o dia 22 de abril, escolhida pelo governo do Estado de Nebraska, nos Estados Unidos. Esse dia era o aniversário de J. Morton, que foi um grande incentivador do plantio de árvores pela população.O Brasil contrariou o padrão internacional, quando o presidente Castelo Branco definiu, em 1965, que a "Festa Anual da Árvore" seria no dia 24 de fevereiro. Essa data foi escolhida porque era o início da época das chuvas na região Norte.Hoje em dia, no Norte e Nordeste, a comemoração acontece na última semana de março e também no dia 21 de setembro, como no restante do país. O Dia da Árvore em 21 de setembro foi escolhido porque ele antecede o início da Primavera no Hemisfério Sul, no dia 23 de setembro.Autor: (Desconhecido)Fonte: (Criança faz arte)Imagem: (Meramente ilustrativa)
*****************************
Versos do dia da árvore

Uma árvore é uma amiga
Linda como estás
Fazemos uma cantiga
Que tambem gostarás.

As árvores são natureza
Não as podemos cortar
Se não regassem as árvores
Ninguém podia respirar.

Uma árvore é uma amiga
Todos vamos plantar
Queremos todos colaborar
E fazermos uma bela cantiga.

Dia 21 de Março
É um dia especial
É um dia divinal
Toma lá o meu abraço.

Para me despedir da natureza
Gostava de dizer
Que todas as pessoas tivessem árvores
Para viver.


Inês e Ana Carolina 3º ano.
posted by Portfólio Digital at Terça-feira, Maio 09, 2006

E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.

E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. (Gn.1.11-12)
*************************************************************************************

DIA DO ESTUDANTE

11 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE

Origem
No dia 11 de Agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.
Na capital Paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.
Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.

***
Dr Azevedo
***
Na aula de matemática
Ai Jesus que aflição
Mas que coisa tão apática
De cortar o coração
***
Quando ele entra lá na sala
Impera o magro terror
Nós só pensamos na ala
pr’ó grande corredor
***
Quando à segunda-feira
Ele entra furioso
O Benfica fez asneira
E o zero é mais viçoso
***
Se por acaso ao entrar
Traz na mão sua batinha
Há reumático e o azar
Começa de manhãzinha
***
Mas apesar destas coisinhas
Preferimo-lo, é fenómeno
Os brônquios andam sozinhos
Não sabemos polinómios.
***
Versos de MANUELA CARVALHEIRO (1963)

Oração do estudante
Senhor, eu sou estudante, e por sinal, inteligente. Prova isto o fato de eu estar aqui, conversando com você. Obrigado pelo dom da inteligência e pela possibilidade de estudar. Mas, como você sabe, Cristo, a vida de estudante nem sempre é fácil. A rotina cansa e o aprender exige uma série de renúncias: o meu cinema, o meu jogo preferido, os meus passeios, e também alguns programas de TV . Eu sei que preparo hoje o meu amanhã. Por isso lhe peço, Senhor, ajuda-me a ser bom estudante. Dê-me coragem e entusiasmo para recomeçar a cada dia. Abençoe a mim, a minha turma e os meus professores. Amém

***
Quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos. (Dn. 1.17)

*************************************************************************************


DIA DO TRABALHADOR

História do Dia do Trabalhador
comemoração, 1º de maio, criação da data, origem, eventos, protestos, reivindicações, direito dos trabalhadores.

Manifestações e conflitos em Chicago (1886): origem da data. História do Dia do Trabalho Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.
A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de Junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em Setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.
***
window.google_render_ad();
***
A hora e a vez do trabalhador

João José Piripiti

Trabalhador Brasileiro,
escute, preste atenção
pois votar é coisa séria
exige reflexão!
***
O patrão tem o dinheiro,
tem a LEI a seu favor;
tem o apoio da imprensa
e o que mais preciso for...
mas desta vez não terá
voto de Trabalhador.
***
O TRABALHADOR Fenelon Dantas (FD)
e Raimundo Caetano (RC)
***
A LULA, o presidente,
eu vou pedir por favor,
aumente mais o salário,
com o poder do senhor,
tenha pena do suor
do pobre trabalhador.
***
Ele leva os dias seus
lutando a cada segundo,
fica igual a um escravo,
de sustentar vagabundo,
seca o bucho da família,
enche a barriga do mundo.
***
Sem ter sossego um segundo,
no trabalho, não tem fama,
quando lhe falta um serviço,
de noite chora na cama,
a boca bebendo a lágrima
que dos olhos tristes derrama.
***
Trabalhador não tem fama
e acorda com o galo,
tem no prato feijão puro,
o transporte é o cavalo,
a palma da mão é grossa
de tanta bolha de calo.
***
Levando a vida a sofrer
do centro à periferia,
seja um peão de obra,
empregado ou bóia fria,
precisando de um reflexo
da luz da cidadania.
***
ACERVO - SINPROFAR

EMPREGADO "VERSOS" EMPREGADOR

Você empregador
Cumpra o seu dever
Registre o trabalhador
E aperreio não vai ter
Ele será seu defensor
E vai fazer você crescer
***
A carteira eu entrego
Pra ter tudo anotado
Ninguém deve bater prego
Sem antes está registrado
***
Ter a carteira anotada
Todo trabalhador queria
Para o tempo ser contado
Pra sua aposentadoria
***
Só 3 meses é possível
Trabalhar por experiência
Mas a carteira anotada
É da lei uma exigência
***
Até os catorze anos
É proibido trabalhar.
Menino,vá pra escola
Vá brincar, vá bater bola,
Mas não deixe de estudar.
***
Meu amigo usineiro
Me permita lhe falar
E também ao fumageiro
Peço venha me escutar:
***
Não deixem nenhuma criança
Em suas terras trabalhar
Lhes digo com segurança
Melhor pra elas é estudar
***
Nós temos que acabar
Com o trabalho infantil
O menor deve estudar
E ter vida juvenil
E assim vamos melhorar
O futuro do Brasil

Trabalhe com a cabeça
Pra na vida prosperar
Nunca você se esqueça
Que pra frente deve andar
Se você ontem ganhou dez
Hoje mais deve ganhar.
***
Faça tudo bem feito
Procure não errar mais
Todos ficam satisfeitos
De ver um cabra direito
Fazendo o que você faz.
***
Nunca chegue atrasado
Trabalhe com dedicação
Faça qualquer mandado
Que vier do seu patrão.
***
Oito horas é a jornada
Quarenta e quatro é a semana
No domingo é a parada
Pra descansar, que é bacana
Quem trabalha mais que isso
À hora extra tem direito.
***
Faça bem o seu serviço
Pra ninguém botar defeito.
Trabalha muito quem precisa
Hora extra faz quem quer
Quem dá duro não alisa

Pode ser homem ou mulher.
È só seis horas de trabalho
Pra quem sempre muda de turno
Hoje trabalha de dia
E amanhã no horário noturno.
***
O domingo é consagrado
Pro lazer e a diversão.
Ninguém será obrigado
A trabalhar pro patrão
***
E mesmo pra ganhar dobrado
Você pode dizer não.
Se quiser folgar no sábado
Combine com o seu patrão
***
Nos outros dias da semana
Você faz compensação.
No dia que é feriado
É pra todos descansar
E é direito do empregado
Receber sem trabalhar.
***
Seis horas é a jornada
De quem é ascensorista.
E o mesmo tempo trabalha
A pessoa telefonista.
Comigo quer apostar
Que você ainda não sabia?
***
Quem trabalha de 10 da noite
Às cinco do outro dia
Ganha mais 20 por cento
Da hora que recebia.
***
Outra coisa importante
Você vai ter que lembrar
Entre dois dias de trabalho
Onze horas haverá.
***
Para o comerciário
Que ganha por comissão
Completar o seu salário
É da firma obrigação
***
Salário já acertado
E marcado na convenção.
Trate bem o seu freguês
Que na loja vem comprar
Ele volta todo mês.
E logo vai lhe procurar.
***
Aquele que é professor
Ganha por aula que dá.
Mas deve ficar lembrado
Que o repouso remunerado
Esse direito ele terá.
***
Para melhorar a sorte
De quem mora afastado
Existe o Vale-Transporte
Que ajuda o empregado.
***
São férias de trinta dias
Pra quem trabalhou um ano.
Mas pode vender dez dias
É correto e ganha abono.
***
Férias de trinta dias
É pra quem pouco faltou
Não pode ter regalias
Aquele que se ausentou.
***
Escolha a pessoa certa
Pro sindicato dirigir.
Pessoa que seja honesta
E tenha gosto de servir.
***
A mulher que está gestante
Deve ser bem protegida
O emprego a lei garante
E até o quinto mês do infante
Não pode ser despedida.
Quando a criança nasce
***
A mãe precisa descansar
É bom que ela passe
Quatro meses sem trabalhar
O salário ela não perde
E do seu filho vai cuidar.
***
O salário é garantido
A todo trabalhador
Ou fichado ou escondido
Menor, mulher ou marido
Ele é merecedor.
***
Se você paga salário
Para o seu trabalhador
Veja que é necessário
Um recibo comprovador.
***
Todo mês é depositado
No banco o FGTS.
O juro é assegurado
E todo o tempo ele cresce.
***
Se o trabalho é exercido
Para o mesmo empregador
Salário igual é devido
Para todo trabalhador.
***
Mas pra ter essa igualdade
Tem que ter igual função
E na mesma localidade
Com igual produtividade
Ter a mesma perfeição.
***
Quem não cumpre seu dever
Pode ser penalizado
Suspensão vai receber
E o salário vem descontado.
***
O empregado diligente
Trabalha de olho aberto
Evita sempre acidente
Olha pra traz e pra frente
E faz sempre tudo certo.
***
Use bota e capacete
Não ande de pés no chão
É devagar que o veneno
Leva você pro caixão
***
Se trabalhar com cimento
Ponha uma luva na mão.
Escove os dentes todo dia
Beba água limpa e fria.
Pra ter paz e harmonia
***
Ore a Papai do céu
A saúde é coisa boa
Não se pode relaxar.
É triste pessoa da gente
Ficar na cama doente
Sem ter como trabalhar.
***
O empregado doente
Que não pode trabalhar
Tem que ser inteligente
Ir ao médico de gente
E um atestado levar.
***
O exame de saúde
É da firma obrigação
Quando admite o empregado
E na sua demissão
***
E a cada dois anos
Tem que ter repetição.
De dois em dois anos
O tempo num instante passa.
E o exame de saúde
Pro empregado é de graça.
***
No dia 20 de Dezembro
Todo ano, isso é normal.
O meu décimo terceiro
Vou receber, afinal.
***
Meu amigo escute agora
O que vou lhe avisar.
Quando mandado embora
Entenda que tá na hora
Dos seus direitos reclamar.
***
Antes do advogado
Converse com seu patrão.
Depois procure um letrado
E peça orientação.
***
É melhor acordo fraco
Do que briga, meu irmão.
Se seu patrão negar
Os Direitos que você tem.
Reclame, não deixe pra lá.
Pois lutar faz muito bem.
***
Os direitos que a lei lhe dá,
É pra família também.
Trabalhador não se iluda,
Não durma, preste atenção.
Por direitos a gente luta
Mas sem ódio e sem paixão.
***
Quem é morto está parado
Quem é vivo busca o pão.
Quem deixa o direito de lado.
Nunca vai ter nada não.
***
É de dez dias o prazo
Pra pagar a rescisão
A contar em todo o caso
Da data da demissão.
***
O patrão ou o empregado
Que não quer mais o combinado
Terá que um ser avisado
Trinta dias antecipado.
***
Você vai ter aviso prévio
Décimo, férias, tudo o mais.
Procure a lei, o Ministério
A justiça é caso sério
Lembre-se disso, meu rapaz.
***
Aviso, décimo e férias.
Salário e FGTS
Essas são coisas sérias
Que o empregado merece.
***
Com seis meses de trabalho
Se você é despedido.
O Seguro-desemprego
Pelo governo é concedido
E nos 3 meses seguintes
Seu salário é garantido.
***
Agora quero lhe dizer
Pra você que é patrão
Não queira enriquecer
Às custas do seu irmão
Respeite todos os direitos
De quem lhe deu uma mão.
***
Meu amigo empregador
A você minha homenagem
Se você hoje tem dinheiro
Nunca lhe faltou coragem
Você lutou o tempo inteiro
Essa foi sua vantagem.
***
Mas a grande riqueza
Que alguém pode esnobar
É ajudar sempre a pobreza
E aos mais fracos amparar
Como fez a Madre Teresa
Da cidade de Calcutá.
***
Alagoas é um estado
Do nordeste brasileiro
Turista aqui é bem tratado
Não gasta muito dinheiro
Ele é muito respeitado
Pelo povo hospitaleiro.
***
Povo alegre, povo decente
Povo humilde, respeitador
Povo forte, povo valente
Que só teme ao Criador.
***
Senhores, eu vou parar
Essa minha cantoria
Mas quem dela discordar
Saiba que é minha autoria
Assim me chamo eu
Barbosa, José Maria.
***
POIS A ESCRITURA DECLARA: NÃO AMORDACES O BOI, QUANDO PISA O GRÃO.
E AINDA: O TRABALHADOR É DIGNO DO SEU SALÁRIO (1TM. 5.18).
*************************************************************************************

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

DIA DAS CRIANÇAS


Dia 12 de Outubro: Dia das Crianças - Origem - como surgiu


O responsável pela criação do dia das crianças foi o deputado federal Galdino do Vale Filho, na década de 1920. Após ter sido aprovada pelos deputados, a data de 12 de Outubro foi oficializada pelo presidente Arthur Bernardes, através do decreto no 4867, de 5 de novembro de 1924.
A data só passou a ser celebrada somente na década de 1960, momento que a fábrica de Brinquedos Estrela decidiu fazer uma promoção em conjunto com a Johnson &Johnson, com o lançamento da “Semana do Bebê Robusto” que tinha por objetivo aumentar as vendas. Logo depois outras empresas decidiram criar a Semana da Criança com o mesmo intuito. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedo decidiram escolher um único dia para a promoção. A partir daí, o dia 12 de Outubro passou a ser uma das datas mais importantes do ano para o ramo de brinquedos.
O dia das crianças é a segunda data mais importante para o comércio, perdendo somente para o Natal.
A organização das Nações Unidas (ONU) comemora o dia de todas as crianças do mundo em 20 de Novembro, data em que os países aprovaram a Declaração dos Direitos das Crianças.
No Japão, o dia é comemorado em 5 de Maio, para os meninos, com exposição de bonecos que lembram samurais, para as meninas a comemoração é no dia 3 de Março, com exposição de bonecas. A China também comemora no dia 5 de Maio.
Na Nova Zelândia a comemoração é no primeiro domingo de Março, diferencia-se de algumas comemorações por não ser um dia para presentes e sim um dia onde se passa tempo com a família, para rir e brincar.
Em Moçambique a celebração é no dia 1 de Junho, este foi instituído para assinalar o dia em que muitas crianças de pouca idade foram cruelmente assassinadas a sangue frio pelas forças nazistas em Junho de 1943.

=
CRIANÇAS
=
Ser criança na lembrança
Relembrando o passado.
Completa-se a esperança
Que o mundo tem mudado.
=
Ser criança no pensamento
De aquele tempo recordar.
A procura de um lenimento
E as estórias logo contar.
=
Ser criança sempre é lembrar
Da professora que ensinava.
Daqueles moleques a brincar
Quando a aula acabavam

Ficavam a comemorar.
=
SER CRIANÇA
É ser gente de verdade
Sem falsidade sem preconceitos
Sem defeitos sem maldade
=
É ter alma pura ser toda candura
A própria doçura da criatura
É ter a pureza nos gestos seus
É ser a própria beleza

Ser semelhança de Deus.

São José/SC, 24 de outubro de 2.007.
morja@intergate.com.br http://www.mario./
poetasadvogados.com.br

Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor porque isto é justo (Ef. 6.1).

DIA DOS PAIS


ORIGEM DO DIA DOS PAIS
Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.
Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.
Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.
A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).
No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.
Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia.


Independente do seu lado comercial, é uma data para ser muito comemorada, nem que seja para dizer um simples "Obrigado Papai" !

Texto compilado das seguintes fontes
- O Guia dos Curiosos - Marcelo Duarte. Cia da Letras, S.P., 1995.Sites:http://www.pratofeito.com.br/pages.php?recid=2315http://www.virtual.epm.br/uati/corpo/
dia_pais.htmhttp://educaterra.terra.com.br/
almanaque/datas/pai.htm
=
MEU PAI
=
Pai, que se foi com Deus
Nem faz tanto tempo assim
Muito eu tinha a lhe dizer
Se ainda pode, ouça de mim.
=
Amar, eu sempre o amei
Respeitá-lo eu aprendi
Só o que eu não pude, pai
Foi cuidá-lo até o fim.
=
A saudade açoita-me a alma
Ao me lembrar de você
O tempo é sempre o tempo
Todo o nosso bem querer.
=
Julgo encontrá-lo algum dia
Que espere por mim
Dar-lhe-ei o último abraço
Que em tempo eu não consegui.
=
Pai, se é que isso o ajuda
Eu que oro sempre por você
Nesses momentos, é o sorriso
O que eu fico a perceber.
=
Perdoa pai, se puder
Sei que não vai recusar
Sei que ainda sou seu anjo
Que nunca deixou de amar.
=
Hoje não tenho suas mãos
A me cobrir nas madrugadas
Mas tenho a lembrança
Foi por você deixada.
=
E quero ser tão pai como era o meu
Um amigo leal que Deus me deu
Um santo de quem Deus já precisou.
=
Cândido, 04/08/2004


E vós, pais, não provoquei a ira a vossos filhos, mas criaivos na doutrina
e admoestação do Senhor.(Ef.6.4)

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

DIA DAS MÃES


Qual a origem do Dia das Mães?
A mais antiga celebração do Dia das Mães tem origem mitológica. Na Antiga Grécia, a entrada da primavera era festejada em honra a Rhea, esposa de Cronus e mãe de Zeus , considerada a Mãe dos Deuses.
Bem mais tarde, no início do século XVII, a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Este dia ficou conhecido como o Mothering Sunday (Domingo das Mães). Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães e levavam o mothering cake, um bolo, de presente para elas.
Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada, em 1872, por Júlia Ward Howe, autora da letra do hino do país. Seria, na concepção dela, um dia dedicado à paz.Mas foi outra americana, Ana Jarvis, da Filadelfia, que em 1907 iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Ana perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo a comemoração se alastrou por todo o país e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de maio, o segundo domingo de maio.
No Brasil, o Dia das Mães foi introduzido pela Associação Cristã de Moços (ACM), em maio de 1918. A data passou a ser celebrada no segundo domingo de maio, conforme decreto assinado, em 1932, pelo presidente Getúlio Vargas. Em 1949, vários proprietários de lojas de São Paulo, lançaram uma grande campanha publicitária incentivando a compra de presentes para as mães e o hábito de presentear as mães ganhou impulso.

Fonte: Duarte, Marcelo - O Guia dos Curiosos. Cia da Letras, S.P., 1995.

Dia das Mães no Mundo

2º domingo de fevereiro
Noruega
1º domingo de maio
África do Sul
2º domingo de maio
Estados Unidos, Brasil, Dinamarca, Finlândia, Japão, Turquia, Itália, Austrália e Bélgica
10 de maio
México
4º domingo da Quaresma
Inglaterra
Último domingo de maio
Suécia
2º domingo de outubro
Argentina
1º domingo de maio
Portugal
2 semanas antes do Natal
Iugoslávia
=/=/=
MÃES
-------------------------
Mãe... palavra sublime
Mulher em forma de flor
Cuja bondade se exprime
Em doses de puro amor.
---------------------------
Mãe... é ternura e emoção
Seja no céu ou na terra
É a mais suave expressão
É o amor que nunca encerra.
----------------------------
Mãe... seja jovem ou idosa
Na alegria ou na dor
Tu és a mais bela rosa
Do reino de Nosso Senhor.
----------------------------
Mãe é coisa complicada
Pra qualquer um compreender.
Tem que ter mente ligada
Quem a quiser entender.
----------------------------
Por entre a raiva e o amor
Essa mulher se garante:
Paciência de pescador
Memória de elefante.
---------------------------
Mãe bicho mal humorado,
Que daqui a pouco está rindo.
Fala do corpo cansado,
Quase nunca dormindo.
---------------------------
E quando o filho adoece?!?
Pra ela tudo é terror!
Logo da briga se esquece,
Depois começa falar de amor.
----------------------------
Quando vê o filho curado,
Já perde todo o receio,
E mete a mão no coitado,
Que vive de saco cheio.
----------------------------
E assim, pela eternidade,
Sendo ela boa ou "malvada"
Permanece esta verdade :
QUEM NÃO TEM MÃE
NÃO TEM NADA!.

----------------------------
Minha mãe, tu és remédio
Pra todos os males meus.
És alento no meu tédio,
És obra prima de Deus!.
-----------------------------
Tantas mães daqui partiram,
Mas imortais se tornaram
Nos seus filhos que sorriram
Quando delas se lembraram.
------------------------------
A sua presença é constante.
Quando o filho chora ou cai,
Viva ou morta ela garante
Nas quedas, nos apogeus
O filho sempre a pressente,
Seja na Terra ou com Deus.
A ti, mulher, Mãe Querida,
Vão estas linhas traçadas.
Tu és o grito da Vida
Nas vidas, eternizadas.

Autor Desconhecido
Que faz com que a mulher esteril habite em família e seja alegre mães de filhos?
Louvai ao senhor (Sl.113.9).