terça-feira, 27 de janeiro de 2009

DIA DOS NAMORADOS

Existem diferentes versões sobre a origem do dia dos namorados.

É bem provável que a festa dos namorados tenha sua origem em um festejo romano: a Lupercália. Em Roma, lobos vagavam próximos às casas e um dos deuses do povo romano, Lupercus, era invocado para manter os lobos distantes. Por essa razão, era oferecido um festival em honra a Lupercus, no dia 15 de Fevereiro. Nesse festival, era costume colocar os nomes das meninas romanas escritos em pedaços de papel, que eram colocados em frascos. Cada rapaz escolhia o seu papel e a menina escolhida deveria ser sua namorada naquele ano todo.
O dia da festa se transformou no dia dos namorados, nos EUA e na Europa, o Valentino’s Day, 14 de Fevereiro, em homenagem ao Padre Valentine. Em 270 a.C., o bispo romano Valentino desafiou o imperador Claudius II que proibia que se realizasse o matrimonio e continuou a promover casamentos. Para Claudius, um novo marido significava um soldado a menos. Preso, enquanto esperava sua execução, o bispo Valentine se apaixonou pela filha cega de seu carcereiro, Asterius. E, com um milagre, recuperou sua visão. Para se despedir, Valentine escreveu uma carta de amor para ela. Foi assim que surgiu a expressão em inglês "From your Valentine". Mesmo tido como santo pelo suposto milagre, ele foi executado em 14 de Fevereiro.
O feriado romântico ou o dia dos namorados judaico: desde tempos bíblicos, o 15º dia do mês hebreu de Av tem sido celebrado como o Feriado do Amor e do Afeto. Em Israel, tornou-se o feriado das flores, porque neste dia é costume dar flores de presente a quem se ama. Previamente, era permitido às pessoas só se casar com pessoas da sua própria tribo. De certo modo, era um pouco semelhante ao velho sistema de castas na Índia. O 15 de Av se tornou o Feriado de Amor, um feriado judeu reconhecido durante os dias do Segundo Templo. Em tempos bíblicos, o Feriado do Amor era celebrado com tochas e fogueiras. Hoje em dia, em Israel, é costume enviar flores a quem se ama ou para os parentes mais íntimos. A significação e a importância do feriado aumentaram em anos recentes. Canções românticas são tocadas no rádio e festas 'Feriado do Amor' são celebrados à noite, em todo o país. (Jane Bichmacher de Glasman, autora do livro "À Luz da Menorá").
No Brasil, a gênese da data é menos romântica. Alguns a atribuem a uma promoção pioneira da loja Clipper, realizada em São Paulo em 1948. Outros dizem que o Dia dos Namorados foi introduzido no Brasil, em 1950, pelo publicitário João Dória, que criou um slogan de apelo comercial que dizia "não é só com beijos que se prova o amor". A intenção de Dória era criar o equivalente brasileiro ao Valentine's Day - o Dia dos Namorados realizado nos Estados Unidos. É provável que o dia 12 de junho tenha sido a data escolhida porque representa uma época em que o comércio de presentes não fica tão intenso. A idéia funcionou tão bem para os comerciantes, que desde aquela época, o Brasil inteiro comemora anualmente a data. Outra versão reverencia a véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.
Adaptação: Lilian Russo(Fontes: Revista Época, edição 160/2001; IBGE Teen e Revista Eletrônica Rio Total)
Se você desejar assinaturas, imagens, papéis de carta, e-mails prontos (stationery),páginas personalizadas envie-nos um pedido.
Veja detalhes aqui.

Lilian Russo - Todos os Direitos Reservados - ©2002/2008 - Design: Lilian Russo

PARA QUEM É ROMÂNTICOS
***
No dia dos namorados
Eu te mando com emoção
Aqueles beijos guardados
No fundo do coração
***
No céu tem uma estrela
Que não pára de brilhar
E na terra tem uma pessoa
Quem não deixa de te amar
***
Estava na barca
A barca virou
Veio você
E me salvou
***
Napoleão com sua espada
Conquistou uma nação
E você com seu amor
Conquistou meu coração
***
Atenção vende se uma casa
Em forma de coração
São cem beijinhos de entrada
E cinquenta a prestação
***
Meninas dos olhos grandes
Não olhas tanto pra mim
Se não querem meu amor
Por que olhas pra mim?
***
"Queria ser uma lágrima
para em teus olhos nascer
na sua face correr
e nos seus lábios, morrer"
***
"Quando te conheci, senti
apenas amizade, mas nunca
pensei que fosse
te amar de verdade!"
***
"Sei que não me quer
Sei que somos apenas amigos
Mas eu te amo muito e não tenho culpa disso!"
***
"Na vida tudo passa a esquecer,
tudo deixo de lado menos você!"
***
"Fiquei triste da vida,
não podia imaginar,
que um dia saberia
que você não soube me amar"
***
"Na vida tudo passa a esquecer,
tudo deixo de lado menos você!"
***
"Jurei te amar, não estou arrependida,
Eu só deixarei de te amar quando
Deus me tirar a vida!"
***
"No céu escolhi uma estrela
na terra escolhi uma flor
no mundo escolhi você
para ser o meu grande amor!"
***
"Se eu fosse um anjo
viveria para te guardar
mas como eu sou humano vivo para te amar!"
***
" Aonde você for eu vou estar contigo sou seu anjo da guarda e você pode contar comigo!"
***
"Alegria é olhar pro teu sorriso
E ter você ao meu lado
Alegria é estar junto a você
E poder ser seu namorado!"
***
"Quando acordo penso em você
Quando durmo sonho com você
Acho que vou enlouquecer!

***
Meu amor é muito mais do que eu podia imaginar
Agradeço a Deus, por poder te amar
Se uma lágrima cair do meu olhar não leve a mal
É o meu coração, querendo te encontrar
***
Quando a dor invadir teu ser
E a paz em teu coração faltar
Quando a solidão e o choro a ti chegarem
E a tu`alma se sentindo sufocar.
***
Dá-me teus olhos quero ver
Dá-me tuas palavras pra falar
Como tu quero ser.
***
Eu queria ser poeta,
mas poeta eu não posso ser,
porque poeta pensa muito
e eu só penso em você.
***
Eu te amei no passado,
e te amo no presente.
Se o futuro permitir,
te amarei eternamente!
***
passei num mar vermelho
numa linha de barbante
encontrei seu nome
escrito num belo diamante
***
Se você é educado
mostre sua educação
só toque nesse diário
com a minha permissão!!!!!
***
Gosto porque gosto
Gosto porque sim
Gosto porque aposto
Que você gosta de mim!!!
***
Duas coisas nesse mundo que eu gostaria
De possuir:
Teu olhar tão profundo
E teu jeitinho de sorrir
***
Meu amor e moreninho
Moreninha também sou
Juntando dois morenos
Que gracinha que ficou
***
Queria poder ama-la
ama-la como ninguem
mas de tanto poder ama-la
a mala ficou no trem
***
Não te quero por um dia
não te quero por um ano
te quero por toda vida
te quero porque te amo.
***
O homem pode estudar
se formar como quiser
mas nunca vai compreender
um coração de uma mulher
***
Não faça a vida
E a vida que te faz
Pois a vida é linda
É ela que te satisfaz…
***
Você foi um sonho
Que eu sempre quis ter
Um sonho difícil
Que nunca pude viver…
***
Gosto da rosa branca
por ser uma linda flor
gosto da minha sogra
por ser mãe do meu grande amorrr♥♥♥♥♥
***
Queria te dar um presente
mais não sei embrulhar
queria te dar meu coração
mais não posso arrancar
***
Me jurou amor
e dez anos de felicidades
depois de um ano
restou nove anos de saudades
***
Caa vida tem um problema
cada problema tem uma solução
o problema da minha vida
é conquistar seu coração
***
Fui tirar um raio-x
veja só que confusão
estava seu nome escrito
no meu coração
***
Verdes são os campos
De cor de limão
Assim são os olhos
Do meu coração.
***
"O CAMINHO DA ÁGUIA NO CÉU, O CAMINHO DA COBRA NA PENHA,
O CAMINHO DO NAVIO NO MEIO DO MAR E O CAMINHO DO HOMEM
COM UMA VIRGEM" (PV. 30.19).
************************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário